terça-feira, 6 de março de 2007

segundo ciclo os nomes em botânica

Curso 2 Identificação de Líquenes

Formador Joana Marques
Número de participantes mínimo de 8 e máximo de 16
Data 14, 15 e 22 de Abril de 2007
Saída de campo: SÍTIOS da REDE NATURA 2000

Objectivos

Os líquenes são organismos pioneiros na colonização de superfícies expostas, formando manchas coloridas que revestem os troncos das árvores e as pedras dos monumentos, sobretudo nas regiões menos poluídas. A principal finalidade deste curso é fornecer as bases para a identificação das espécies mais comuns de líquenes e reconhecimento do seu papel ecológico. Serão também abordados alguns aspectos de Liquenologia Aplicada.

Programa

1. Biologia da simbiose liquénica. Diversidade morfológica e estratégias reprodutoras. Interesse e aplicações das substâncias liquénicas.
2. Os líquenes e o meio. Factores ecológicos. Distribuição e adaptações. Importância dos líquenes nos ecossistemas. Espécies mais comuns no Norte de Portugal.
3. Saída de campo: métodos de colheita e registo de dados. Identificação no terreno.
4. Identificação de Líquenes. Critérios de Classificação. Aplicação de chaves de identificação com recurso a lupa e microscópio. Preparação de material para herbário.


Curso 3 Identificação de Briófitas

Formadores Helena Hespanhol e Cristiana Vieira
Número de participantes mínimo de 8 e máximo de 16
Data: 28 de Abril, 5 e 6 de Maio de 2007
Saída de campo: SÍTIOS da REDE NATURA 2000

Objectivos

As briófitas são plantas essencialmente terrestres, vulgarmente conhecidas por musgos, actualmente sujeitas a uma colheita intensiva e nefasta por parte de horticultores e floristas. Com este curso pretende-se dar a conhecer as principais características que distinguem as briófitas dos outros grupos de plantas, fornecer conhecimentos científicos e práticos que possibilitem a identificação de espécies comuns de briófitas e divulgar o seu papel ecológico.

Programa

1. Características gerais das briófitas. Morfologia, ciclo de vida, reprodução, ecologia; Classificação do grupo das briófitas.
2. Estudo das briófitas. Advertências relativas à colheita de briófitas; Procedimentos relativos à secagem e preservação de exemplares de briófitas.
3. Visita de estudo. Saída de campo a um dos Sítios da Rede Natura 2000 para observação dos habitats ocupados pelas briófitas e colheita de exemplares.
4. Identificação de briófitas. Principais caracteres utilizados na identificação de briófitas; Identificação de espécies de briófitas com recurso a manuais de identificação (Floras), lupas e microscópios.


Curso 4 Flora e Ecossistemas Litorais

Formadores Ângela Lomba e Joana Vicente
Número de participantes mínimo de 8 e máximo de 16
Data: 26 de Maio, 2 e 3 de Junho de 2007
Saída de campo: SÍTIOS da REDE NATURA 2000

Objectivos

As zonas costeiras são áreas de extrema vulnerabilidade, frequentemente sujeitas a inúmeras pressões, nomeadamente geomorfologicas e antrópicas. Assim, constituem áreas caracterizadas por espécies e comunidades vegetais altamente especializadas à sobrevivência num meio ambiente considerado extremo. Com este curso pretende-se dar a conhecer as principais características dos ecossistemas litorais nomeadamente a constituição geral dos cordões dunares e principais pressões (naturais e antrópicas), bem como noções sobre a utilização da relação entre espécies na avaliação do estado de conservação de troços costeiros.

Programa

1. Introdução. Características gerais sobre os ecossistemas Litorais. Organização geral dos cordões dunares. Espécies litorais: adaptações ecológicas ao ambiente costeiro.
2. Relação entre espécies e ecossistemas costeiros. Utilização de espécies/ecossistemas costeiros na avaliação de troços de costa.
3. Saída de campo.


Curso 5 Identificação de Árvores Ornamentais

Formador Paulo Alves
Número de participantes mínimo de 8 e máximo de 20
Data: 9, 16 e 17 de Junho de 2007
Saída de campo: Jardim Botânico e outros espaços verdes da cidade do Porto

Objectivos

Os jardins e arruamentos das cidades apresentam uma grande diversidade de árvores ornamentais. Todos os anos, produtores e viveiristas colocam no mercado centenas de espécies e variedades, dificultando a identificação da maioria dos exemplares. Este curso pretende dar a conhecer as principais espécies arbóreas dos nossos jardins e arruamentos e fornecer elementos para auxiliar a sua identificação.

Programa

1. Introdução aos principais grupos de árvores ornamentais.
2. Gimnospérmicas: Pináceas e Cupressáceas.3. Visita a alguns dos jardins e arruamentos do Porto.

Sem comentários: